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No dia 14/01/2012, tudo começou a mudar na minha vida profissional. Em Janeiro/2012, este espaço foi criado com o intuito de levar a vocês todos os assuntos pertinentes ao mundo de RH. A partir de hoje (19/12/2012), darei uma nova direção à este espaço, e conto com a ajuda de cada um de vocês, para deixar este lugar mais atrativo. Blog em reconstrução. Em breve, novidades!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como pedir aumento? Mais Você dá dicas aos trabalhadores



Uma pesquisa indica que 85% dos empresários brasileiros estão dispostos a dar aumentos de salário. Eles perceberam que é muito mais caro e complicado substituir funcionários a toda hora. Pensando nisso, o Mais Você desta segunda-feira, dia 09 de maio, forneceu dicas aos telespectadores para o momento de pedir aumento. Ana Maria Braga ainda recebeu na casa Alfredo Assumpção, especialista em recrutamento e seleção.

“Você está pensando muito em pedir aumento de salário, mas não tem ideia de como fazer isso?”, questionou a apresentadora ao anunciar o tema. “Essa não é uma das missões mais fáceis”, alertou.

Fabrício Battaglini foi às ruas e perguntou para os trabalhadores se eles já pediram aumento de salário. Muitosdeles falaram que nunca pediram. O repórter explicou: “A primeira coisa é analisar se a hora é boa para falar de aumento e se você está merecendo. Para te ajudar, eu vou pedir que você diga sim ou não para cinco situações: a empresa em que você trabalha está bem financeiramente? Você vive recebendo elogios dos chefes? Faz mais de um ano que não tem aumento? Você mudou de cargo, mas o salário não? O seu chefe foi promovido e o seu salário continua o mesmo? Se respondeu sim pelo menos três vezes, é sinal de que está na hora de correr".

Na casa, Alfredo Assumpção comentou a matéria especial feita por Fabrício. Ele disse que jamais podemos deixar o chefe acuado. O repórter mostrou uma estratégia muito comum que o trabalhador brasileiro procura para convencer o chefe: problemas pessoais. O especialista aconselhou: “Você tem que saber se planejar, se surgir um problema de doença, é claro que a empresa vai te ajudar. Mas, comprar um carro, uma casa, isso é problema da pessoa. Não é bom fazer isso, você começa a ser o top da lista para ser demitido".

Outro erro dos trabalhadores é sugerir valores para o aumento de salário. “Você tem que entender que quem resolve isso é a empresa, não adianta você chegar falando isso porque o chefe cria antipatia por você”, observou Alfredo. Outro argumento que costuma falhar é a justificativa de trabalhar mais horas do que os outros. “Nem sempre trabalhar mais horas, é trabalhar com qualidade”, observou Fabrício Bataglini, na reportagem.

Chantagear o chefe, dizendo que recebeu o convite de outra empresa, além de ser sempre falho, é uma tentativa suicida, pois pode levar o funcionário realmente a perder seu emprego. “A estratégia é se fazer necessário. Se você é necessário, você ficará aqui a vida toda. Se você é necessário, a empresa vai te promover, vai te dar aumento. Você tem que fazer bem a sua função e agregar à empresa”, explicou o especialista.

Ele ainda anunciou que não adianta trabalhar em um horário mais prolongado: “Não adianta você ficar mais horas no seu trabalho, ele tem que ser produtivo, de qualidade”. Ana Maria Braga agradeceu ao especialista pelas dicas.



Fonte: http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1661464-18172,00.html. Acesso em 17/01/2012.

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