Estudante de Recursos Humanos

Minha foto
No dia 14/01/2012, tudo começou a mudar na minha vida profissional. Em Janeiro/2012, este espaço foi criado com o intuito de levar a vocês todos os assuntos pertinentes ao mundo de RH. A partir de hoje (19/12/2012), darei uma nova direção à este espaço, e conto com a ajuda de cada um de vocês, para deixar este lugar mais atrativo. Blog em reconstrução. Em breve, novidades!

terça-feira, 8 de maio de 2012

EQUIPE HOLDEN DISCUTE A GERAÇÃO Y NO MERCADO DE TRABALHO


Postado em 08/05/2012 às 09:45hs
Na última sexta, como de costume, a equipe esteve reunida na sede da Holden de Porto Alegre para discutir tema relacionado ao dia a dia de trabalho no segmento de recursos humanos. 
O foco de debate desta última conversa versou sobre recrutamento e seleção da geração Y.
A geração Y é aquela nascida a partir dos anos 80 e que no momento impacta fortemente o mercado de trabalho pela sua maneira peculiar de pensar e agir. A equipe levantou algumas características que podem ser percebidas nesses profissionais, como a facilidade para as tecnologias, a inquietação, a criatividade, a atração pelo novo e busca constante de desafios.

Muitas dessas variáveis são extremamente positivas e ocasionam a oxigenação de novas ideias na organização e rápido fluxo nos processos. Por outro lado, alguns fatores como a pouca experiência (quando se ocupa cargos de gestão) e a maneira inusitada de agir, por vezes, ocasiona um choque cultural grande entre gerações mais novas e mais antigas, o que acaba por por "inflamar" relacionamentos profissionais. 
Por isso, as empresas precisam estar culturalmente preparadas para receber essa inquietante geração que pode sim contribuir muito. 
Nesse sentido, a equipe Holden levantou as possibilidades da boa convivência entre gerações e do engrandecimento para as empresas, a medida da soma dos esforços e do aproveitamento do que há de melhor em cada uma, seja ela nascida antes e pós anos 80. 

Assim, o melhor caminho seria o equilíbrio entre as gerações. Ou seja, nem tanto a Y nem tanto a X, mas o meio termo.
Outro detalhe ressaltado e que precisa ser contornado pela geração Y, é que em virtude da ansiedade pelo novo, por vezes ela tem dificuldade de ficar por período mais prolongado nas empresas. Resultado disso, são currículos com grande número de experiências distintas, no entanto, com muito pouco tempo em cada trabalho, o que pode ser um fator negativo a medida que denota instabilidade profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário