Estudante de Recursos Humanos

Minha foto
No dia 14/01/2012, tudo começou a mudar na minha vida profissional. Em Janeiro/2012, este espaço foi criado com o intuito de levar a vocês todos os assuntos pertinentes ao mundo de RH. A partir de hoje (19/12/2012), darei uma nova direção à este espaço, e conto com a ajuda de cada um de vocês, para deixar este lugar mais atrativo. Blog em reconstrução. Em breve, novidades!

domingo, 11 de março de 2012

Sete dicas para escolher um sócio: Objetivos pré-estabelecidos são fundamentais


Abrir um negócio já não é fácil. Escolher um sócio, então, requer um olhar apurado e muito planejamento para evitar problemas no futuro. Se você pretende empreender ao lado de alguém, leia as recomendações do coach financeiro Antonio de Julio, sócio da empresa de educação financeira MoneyFit, para formar uma parceria de sucesso. 

Definir o motivo de encontrar um sócio 
“Antes de procurar um parceiro para o seu empreendimento, você deve se perguntar: para que eu quero um sócio? Por medo de empreender sozinho? Preciso de dinheiro ou é falta de capital intelectual? Pode ser para divisão de tarefas? Ele vai ajudar no dia a dia?”, enumera de Julio.

Os valores que essa pessoa possui devem ser compatíveis com os seus
“Ele será seu companheiro e, provavelmente, mais presente do que o seu cônjuge. Procure pessoas com os mesmos princípios éticos e morais e que tenha a mesma escala de valores”, ensina o coach financeiro.

Uma divisão de tarefas previamente estabelecida também é fundamental
“Decida as responsabilidades de cada um, as metas e como será feita a distribuição de renda, de preferência por escrito e antes de fechar negócio.”

Confiança
“Procure não se associar a uma pessoa que não conheça bem. Se for fazê-lo, procure escrever um contrato detalhado, definindo as obrigações e o valor da divisão dos lucros para cada um, de preferência na presença de um advogado.”

Estabeleça horário de trabalho para cada um
“Para que um não acabe dando mais pela empresa, é bom deixar claros o tempo de expediente e as funções de cada um, levando em consideração a velocidade individual de realização de tarefas.”

As expectativas
“Para que não haja mal-entendidos, procure saber quais são as expectativas do seu sócio com a empresa e lhe explique as suas dentro do negócio.”

De antemão, combinar o que deve acontecer caso a sociedade seja desfeita
“Ninguém quer pensar nisso, mas estabelecer as regras de separação da empresa é tão importante quanto as de entrada.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário