Computador, tablet, vários telefones, tarefas que não acabam mais: dar atenção a tudo, simultaneamente, faz você se sentir uma supermulher. Mas saiba que esse “milagre da multiplicação”, no seu ambiente de trabalho, não é benéfico para a sua saúde nem vai garantir que o resultado do seu esforço seja um sucesso.
A consultora em gestão de pessoas Maria Lucia Moreira explica que todos temos um limite, tanto para absorver informações quanto para a realização de tarefas: “Quando o volume de atividades é maior do que a capacidade de assimilação da pessoa, em dado momento, ela acaba estagnando, já que realizar diversas ações simultâneas reduz a capacidade de atenção e, consequentemente, a qualidade do que se está fazendo”.
Segundo a consultora, a maioria não consegue fazer diversas coisas ao mesmo tempo e insistir nisso pode deixar a pessoa estressada. “Esse quadro se agrava, sobretudo, quando a pressão do ambiente é grande”, complementa. Quando o grau de nervosismo está elevado, a fala ansiosa e a relação com os companheiros de trabalho conturbada, é hora de reconhecer que se está fazendo além do que deveria, de acordo com Moreira.
Para evitar uma pane no seu sistema, a especialista recomenda: “É preciso determinar prioridades. Estabeleça critérios e tenha foco naquilo que se está fazendo. Se a demanda é maior do que a capacidade, insistir só vai atrapalhar. Reduza a sua autoexigência”, ensina.
Já para lidar com as milhares de tarefas solicitadas em curto prazo pelo chefe, comunicar-se é chave. “Se você sabe que não vai atender aos prazos, exponha suas razões ao seu gestor de forma firme, mas educada. Diga que vai atender ao que for prioritário naquele momento, para que não haja a perda da qualidade do que está sendo realizado” conclui.
Fonte: http://www.bolsademulher.com/trabalho/foco-no-ambiente-de-trabalho-111984.html. Acesso em 11/02/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário